sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Sugestões de atividades

Arte visual – O fazer artístico

Primeiro momento: O professor deverá trazer para a roda, legumes de cores fortes que seja fácil a extração da cor, como por exemplo: beterraba, cenoura, espinafre. No caso dos legumes (beterraba e cenoura), o professor poderá, inicialmente, perguntar que cores são aquelas e cortar os legumes. Depois de cortados, o professor incentiva as crianças a friccioná-los como carimbos num pedaço de tecido para ver que resultados se pode obter a partir dessa ação.

Segundo momento: Após esse primeiro momento de exploração dos legumes, o professor levará para sala um liquidificador e baterá, separadamente, a beterraba, a cenoura e o espinafre com um pouco de água (como se estivesse fazendo um suco). Em seguida o professor deverá coar o suco, separando o bagaço do líquido que mais tarde será utilizado como “tinta”.

Terceiro momento: Neste momento as cores obtidas deverão estar dispostas em vasilhas diferentes e cada criança receberá um pedaço de tecido (de preferência branco) e um pincel para explorar essas cores e suas possibilidades, no tecido. As crianças pintarão livremente seu pedaço de tecido, usando as cores extraídas das verduras e legumes.

Quarto momento: Terminada esta atividade, professora e crianças voltam à roda para discutir o nome das cores obtidas e apreciar seus efeitos na pintura. As telas pintadas, depois de secas, devem ganhar uma moldura de papel cartão colorido e depois o grupo organizará uma exposição na sala. No dia seguinte o grupo pode convidar a turma ou turmas vizinhas a sua sala para visitar a exposição e explicar o processo de obtenção das tintas.


Brinquedos e Brincadeiras: como e com que brincavam nossos pais?

1º Momento: Enviar uma atividade para casa pedindo que os pais listem algumas brincadeiras preferidas de sua infância e registrem como se brinca passo a passo. Eles devem informar o nome da brincadeira, suas regras, com quantas pessoas se brinca etc.

2º Momento: No dia seguinte, na roda inicial, o professor deverá ler para as crianças as brincadeiras preferidas de seus pais na época da infância. Depois listar essas brincadeiras e expor no mural da sala.

Brincadeira escolhida: Elefante colorido

3º Momento: Selecionar as brincadeiras que forem possíveis realizar com crianças dessa idade (3 e 4 anos) e com elas escolher uma para que possam brincar. Por exemplo, para a brincadeira elefante colorido o professor deve sentar com as crianças para falar das regras antes da execução. Durante a realização observar como as crianças brincam e retomar as regras sempre que for necessário, ou seja, se alguma das crianças não conseguir cumpri-las.

4º Momento: Concluída a brincadeira a professora deve voltar para a sala com as crianças e orientá-las para o registro da brincadeira. A professora deve chamar a atenção das crianças em relação ao corpo, destacando no rosto (os olhos, o nariz, a boca) no tronco, os membros superiores e inferiores (braços, pernas e mãos).

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